Jogo didático de tabuleiro para o aprimoramento do ensino-aprendizagem de poluição ambiental
Resumen
Os jogos didáticos são importantes recursos de ensino que aprimoram as capacidades cognitivas e intelectuais dos estudantes. Eles contribuem para a socialização, o respeito às regras, o desenvolvimento do raciocínio, a autonomia e a criatividade dos jogadores. Ademais, os jogos didáticos são ferramentas com vasta possibilidades de utilização no ensino. A poluição ambiental é um tema que deve ser ensinado de maneira interessante devido à sua relevância e aos problemas que pode causar à sociedade como propagação de doenças, morte de pessoas, extinções de espécies e desastres ambientais. Portanto, a pesquisa teve como objetivo produzir e utilizar um jogo didático, intitulado Trilha da Despoluição, como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem de poluição ambiental a ser usado em sala de aula. O jogo didático foi aplicado em estudantes de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília – campus Planaltina e em estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Para verificação da eficiência do jogo foram aplicados um questionário pré-jogo e um questionário pós-jogo. Os resultados obtidos comprovaram que o jogo didático Trilha da Despoluição foi uma eficiente ferramenta de apoio ao ensino, pois aumentou a aprendizagem de forma significativa em termos estatísticos e o interesse dos estudantes sobre o tema poluição ambiental tanto no Ensino Superior quanto no Ensino Médio. Ademais, o jogo favoreceu o engajamento em grupo dos estudantes.
Publicado
2022-01-14
Cómo citar
Souza Pereira, J. de, Mouhamad de Lima, B. L., Moita Sales, G., Henrique Santana, R., & Neves Delgado, M. (2022). Jogo didático de tabuleiro para o aprimoramento do ensino-aprendizagem de poluição ambiental. REVISTA EIXO, 11(1), 68-77. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.920
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).