Uso de texto de divulgação científica no ensino de Bioquímica para a Educação de Jovens e Adultos
Resumo
O objetivo foi estimular a aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca do conteúdo de bioquímica por meio de um Texto de Divulgação Científica (TDC). O estudo foi feito em duas turmas do 1º ano do ensino médio da EJA, em uma escola pública do Distrito Federal (Brasil). Foi ministrada uma aula teórica tradicional sobre colesterol e foram aplicados questionários de averiguação da aprendizagem, um pré e outro pós-leitura do TDC. Não houve diferença estatística entre a maioria das respostas dadas pelos alunos quando comparadas às respostas dos questionários pré e pós-leitura do TDC, exceto para a questão que abordava a origem do colesterol. Nela, houve maior acerto após a leitura do TDC. Tal fato deve ter ocorrido devido a presença de imagens autoexplicativas no TDC. Foi comprovado também baixo letramento científico. A maioria dos alunos gostou da experiência de leitura.
Publicado
2020-04-22
Como Citar
de Lima Rodrigues, P., Dias da Costa Fernandes, S., & Neves Delgado, M. (2020). Uso de texto de divulgação científica no ensino de Bioquímica para a Educação de Jovens e Adultos. REVISTA EIXO, 9(1), 23-35. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i1.767
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).