Jogo didático de tabuleiro para o aprimoramento do ensino-aprendizagem de poluição ambiental

  • Juliane de Souza Pereira
  • Bruna Lívia Mouhamad de Lima
  • Giuliana Moita Sales
  • Renata Henrique Santana
  • Marina Neves Delgado Instituto Federal Brasília

Abstract

Os jogos didáticos são importantes recursos de ensino que aprimoram as capacidades cognitivas e intelectuais dos estudantes. Eles contribuem para a socialização, o respeito às regras, o desenvolvimento do raciocínio, a autonomia e a criatividade dos jogadores. Ademais, os jogos didáticos são ferramentas com vasta possibilidades de utilização no ensino. A poluição ambiental é um tema que deve ser ensinado de maneira interessante devido à sua relevância e aos problemas que pode causar à sociedade como propagação de doenças, morte de pessoas, extinções de espécies e desastres ambientais. Portanto, a pesquisa teve como objetivo produzir e utilizar um jogo didático, intitulado Trilha da Despoluição, como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem de poluição ambiental a ser usado em sala de aula. O jogo didático foi aplicado em estudantes de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília – campus Planaltina e em estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Para verificação da eficiência do jogo foram aplicados um questionário pré-jogo e um questionário pós-jogo. Os resultados obtidos comprovaram que o jogo didático Trilha da Despoluição foi uma eficiente ferramenta de apoio ao ensino, pois aumentou a aprendizagem de forma significativa em termos estatísticos e o interesse dos estudantes sobre o tema poluição ambiental tanto no Ensino Superior quanto no Ensino Médio. Ademais, o jogo favoreceu o engajamento em grupo dos estudantes.
Published
2022-01-14
How to Cite
Souza Pereira, J. de, Mouhamad de Lima, B. L., Moita Sales, G., Henrique Santana, R., & Neves Delgado, M. (2022). Jogo didático de tabuleiro para o aprimoramento do ensino-aprendizagem de poluição ambiental. REVISTA EIXO, 11(1), 68-77. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.920