Confecção e uso didático de guia de morfologia vegetal com espécies do Cerrado
Resumo
A conservação do Cerrado e o estudo da botânica podem ser abordados de forma conjunta em sala de aula por meio de recursos didáticos alternativos que incrementem e estimulem os processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, os recursos didáticos podem ser estruturados a partir dos conceitos vinculados à diversidade florística, espécies nativas de plantas e beleza cênica do Cerrado. O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do GUIA MORFOLÓGICO: plantas do Cerrado do IFB - Planaltina (GUIA) e sua aplicação no processo de ensino de morfologia vegetal do curso de Licenciatura em Biologia do IFB - Planaltina. O GUIA foi confeccionado com fotos de plantas oriundas de uma unidade de conservação do Cerrado, parcialmente dentro do IFB- Planaltina. O guia foi dividido em quatro partes: (1) introdução, (2) caule, (3) folha e (4) flor. Nas partes (2), (3) e (4) foram citadas funções, características e importância econômica de cada órgão. Nossos resultados evidenciaram que o uso do GUIA auxiliou os estudantes a: compreender a morfologia vegetal, identificar algumas espécies de plantas nativas e suas aplicações econômicas e conhecer a importância da flora do Cerrado. Ademais, o uso do GUIA aumentou a sensibilização dos estudantes sobre a importância de se conservar o Cerrado, uma vez que as análises demonstraram aumento do interesse e da aprendizagem acerca do tema. Portanto, vale ressaltar a importância do desenvolvimento de recursos didáticos alternativos, associados transversalmente com o tema Cerrado, para incrementar o ensino de Botânica, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
Publicado
2022-01-14
Como Citar
Angelo da Silva, E., Ferreira Amado, G., & Neves Delgado, M. (2022). Confecção e uso didático de guia de morfologia vegetal com espécies do Cerrado . REVISTA EIXO, 11(1), 16-28. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.886
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).