COLOQUIALIDADE EM INTERAÇÃO: RELATOS DE VIDA DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS

  • Alinne Santana Ferreira Instituto Federal de Brasília - IFB e Universidade de Brasília - UnB
  • Adriane Mendes Souza

Résumé

Neste artigo, apresentaremos breve estudo piloto sobre as marcas de coloquialidade presentes na interação de seis alunas do curso de Letras oferecido pelo Instituto Federal de Brasília – câmpus São Sebastião. Os dados foram gerados por meio de pesquisa qualitativa, com orientações etnográficas. Realizamos um grupo focal com temática que direcionava à construção de relatos da vida pessoal pelas colaboradoras. Nossa análise de dados considerou os traços linguísticos e os extralinguísticos marcadores da coloquialidade, pois se trata de pesquisa cujo arsenal teórico é fundamentado pela Sociolinguística Interacional, pela Análise da Conversação e pela Linguística Descritiva e Funcionalista. Desse modo, os dados foram analisados não apenas nos aspectos linguísticos, mas também nos extralinguísticos para que pudéssemos interpretá-los considerando os aspectos interacionais e discursivos. Os resultados sugerem que os traços de coloquialidade encontrados nas falas das colaboradoras estão relacionados ao gênero discursivo de relato de vida proposto naquele grupo focal. 

Biographie de l'auteur

Alinne Santana Ferreira, Instituto Federal de Brasília - IFB e Universidade de Brasília - UnB
Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Brasília - IFB e doutoranda em Linguística na Universidade de Brasília - UnB.
Publiée
2018-06-29
Comment citer
Ferreira, A. S., & Mendes Souza, A. (2018). COLOQUIALIDADE EM INTERAÇÃO: RELATOS DE VIDA DE MULHERES UNIVERSITÁRIAS. REVISTA EIXO, 7(1), 65-75. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.544
Rubrique
DOSSIÊ 1