SOBRE O “ SABER LER” E O “SABER ESCREVER”: DISCURSOS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO
Resumo
Este estudo buscou compreender os discursos-de-letramento (RIOS, 2014b) que os(as) estudantes dos cursos técnicos do Instituto Federal de Brasília veiculam a respeito dos significados de “saber ler” e “saber escrever”, destacando quais discursos sobre os usos de leitura e escrita eles(as) consideram socialmente válidos. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica apresentando as contribuições dos Estudos de Letramento e da Análise de Discurso Crítica; e uma pesquisa de campo desenvolvida no Instituto Federal de Brasília, em que os alunos do primeiro módulo do curso técnico em Química, do campus Gama, responderam a um questionário com três perguntas abertas. A análise dos dados indicou que as práticas de leitura e escrita valorizadas pelos(as) colaboradores(as) da pesquisa incluem, principalmente, textos relacionados aos contextos educacional e profissional, assim como os literários, associados a uma elite cultural. Esses resultados evidenciam a necessidade de que as práticas escolares ampliem o espaço para o trabalho com textos orais e escritos presentes nos eventos de letramento das interações sociais cotidianas dos(as) alunos(as).
Publicado
2018-06-29
Como Citar
Ferreira, A. S., & Botelho Cutrim Alves, R. (2018). SOBRE O “ SABER LER” E O “SABER ESCREVER”: DISCURSOS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO. REVISTA EIXO, 7(1), 86-93. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.546
Seção
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).