MUDANÇAS DE CONTEXTO E NEGOCIAÇÕES DE IDENTIDADES EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Estilo de Fala, Contexto, Identidade, Ensino Superior.
Resumo
O presente artigo defende que os estilos de fala adotados pelos interagentes são construídos no contexto, levando-os a projetarem ou a negociarem identidades no curso da interação. Pretende-se demonstrar os resultados de uma investigação etnográfica no contexto de sala de aula em uma instituição de Ensino Superior. O objetivo do trabalho é revelar como as identidades são negociadas por meio do estilo de fala e como os interagentes sinalizam pistas de contextualização (Gumperz, 1982 e 2002), que os enquadram no contexto situacional. Este estudo se situa no quadro da Sociolinguística Interacional e incorpora contribuições das noções de contexto defendidas por Duranti & Goodwin (2000), assim como das concepções cognitivistas defendidas por van Dijk (1977). Ademais, pretende-se revelar como o contexto em curso determinará a escolha de um estilo de fala mais formal ou menos formal pelos professores colaboradores (Coupland, 2007 & Irvine, 2001) e como as identidades dos professores e dos alunos são negociadas no momento da interação (Woodward, 2009; Castells, 1999 & Bauman, 2005). Para realizar este estudo, foram feitas microanálises etnográficas por meio de filmagens de aulas com observação participante, totalizando corpus de, aproximadamente, duas horas de aulas gravadas. Como resultados desta pesquisa, pode-se indicar que a ideia de uma identidade fixa não constitui mais uma realidade no mundo pós-moderno. Por esta razão, as identidades fluidas e líquidas, defendidas por Giddens (2002) e Bauman (2005), aplicam-se ao contexto desta pesquisa, uma vez que o contexto em curso determinará as negociações ou as invocações/projeções de identidades pelos professores colaboradores.
Publicado
2014-12-23
Como Citar
Ferreira, A. S. (2014). MUDANÇAS DE CONTEXTO E NEGOCIAÇÕES DE IDENTIDADES EM SALA DE AULA. REVISTA EIXO, 3(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v3i2.156
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).