Uso do método de ensino investigativo na abordagem da fotossíntese no Ensino Médio

  • Ana Clara Lopes Brandão
  • Silvia Dias da Costa Fernandes
  • Marina Neves Delgado Instituto Federal Brasília

Resumen

Frequentemente, a Botânica é relatada pelos professores como uma área de difícil ensino e aprendizagem. Esta pesquisa avaliou a utilização do método de ensino investigativo (MEI) no processo de aprendizagem sobre fotossíntese para os estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina (IFB - CPLA). Os objetivos da pesquisa foram aumentar a aprendizagem dos estudantes acerca da fotossíntese e tornar a aula mais interativa e atraente por meio do MEI. O trabalho foi desenvolvido em três encontros. No primeiro encontro, os estudantes assistiram a uma aula expositiva dialogada e responderam um questionário diagnóstico, com três perguntas de múltipla escolha. No segundo encontro, os estudantes participaram de um experimento que avaliou a altura das mudas de girassol em diferentes comprimentos de luz e responderam questionário posterior, igual ao questionário diagnóstico. Quinze dias após o experimento, os estudantes fizeram um teste em dupla e responderam questões sobre a fotossíntese, o experimento realizado e um conteúdo abordado apenas em sala de aula. As questões do questionário diagnóstico, do questionário posterior e do teste em dupla compuseram o instrumento avaliativo. Para tanto, os dados foram avaliados por meio do teste Wilcoxon Teste. As análises mostraram que o processo de aprendizagem foi aprimorado com a aplicação do MEI tanto no aumento de respostas corretas na terceira questão do questionário posterior (W = 45; Z = 3; p <0,05) quanto houve aumento de respostas corretas na questão do teste que abordava o experimento feito em laboratório, usando o MEI (W = 36; Z = 2.828; p <0,05). Os estudantes também demonstraram uma postura mais questionadora e engajada no processo de aprendizagem durante o uso do MEI. Portanto, o uso do MEI foi uma excelente metodologia para aumentar o sucesso escolar acerca do tema fotossíntese e o interesse dos estudantes.
Publicado
2021-08-23
Cómo citar
Ana Clara Lopes Brandão, Silvia Dias da Costa Fernandes, & Neves Delgado, M. (2021). Uso do método de ensino investigativo na abordagem da fotossíntese no Ensino Médio. REVISTA EIXO, 10(2), 37-47. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.863

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