OS PROCESSOS DO ENSINO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOB O VIÉS DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS
Abstract
A pesquisa pretendeu responder as seguintes problemáticas: quaisrecursos e atividades virtuais são mais apropriados para o uso em salas virtuais inclusivas? Notou-se que os recursos ofertados na EaD precisam ser adaptados para os alunos surdos, além da disponibilidade de um intérprete de Libras.References
MORAN, J. M. O Que é Educação a Distância. 1994 (atualizado em
. Disponível em: <http://www.prodocente.redintel.com.br/cursos/
/colaboracao/art_ead_moran_que_e_educacao_a_distancia.
pdf>. Acesso em 29 out. 2016
PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e praxis. Porto: Porto
Editora, 1996.
PRETI, Orestes. Bases Epistemológicas e Teorias em Construção na
Educação a Distância. Cuiabá: NEAD/UFMT, 2002. Disponível em
<http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/bases_epistemologicas.
pdf>. Acesso em 01 out. 2013.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: a aquisição da
linguagem, Porto Alegre: Artmed, 1997
RESENDE, R. L. S. M. Fundamentos Teórico Pedagógicos para
EaD. 2005. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2005/
por/pdf/055tcb5.pdf>. Acesso em 01 out. 2013.
RODRIGUES, Sonia. Aula 04: Linguagem: significados e funções.
In: Planejamento e elaboração de material didático impresso para
Ensino a Distância. Oganizadora: Cristiane Costa Barreto. Rio de
Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007. (51-70)
SANTANA, Ana Paula; BERGAMO, Alexandre. Cultura e identidade
surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Educ.
Soc., Campinas , v. 26, n. 91, p. 565-582, ago. 2005 . Disponível
em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
S0101-73302005000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 05
abr. 2017.
SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Educação a distância e o seu
grande desafio: o aluno como sujeito da sua própria aprendizagem.
Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2004/
por/htm/012-TC-A2.htm>. Acesso em 10 mar. 2017.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda.
Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
STROBEL, Karin. História da educação de surdos. Florianópolis:
UFSC, 2008. Disponível em: < http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/
eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/
assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf>. Acesso em: 08
mar. 2017.
THOMA, Adriana da Silva; KLEIN, Madalena. Experiências educacionais,
movimentos e lutas surdas como condições de possibilidade
para uma educação de surdos no Brasil. Cadernos de Educação.
FaE/PPGE/UFPel: Pelotas, maio/agosto 2010. p. 107-131. Disponível
em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/
view/1603>. Acesso em: 27 mar. 2017.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).