O Ensino Híbrido nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental

  • Gislaine Duarte Fagundes IFSUL/CaVG
  • Fernando Augusto Treptow Brod PPGCITED/CaVG/IFSul
  • João Ladislau Barbará Lopes PPGCITED/CaVG/IFSul

Resumo

No cenário educacional, têm surgido propostas que combinam metodologias ativas em contextos híbridos, unindo a sala de aula presencial ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos estudantes acerca da utilização do modelo de Ensino Híbrido conhecido como Laboratório Rotacional. O modelo foi utilizado no processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Matemática com uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na área rural do município de Pelotas, RS. A metodologia emprega o instrumento System Usability Scale como base para a produção e a análise dos dados. Os resultados obtidos apontam que o modelo Laboratório Rotacional contribui para que os estudantes se apropriem de conceitos matemáticos por meio da utilização da plataforma adaptativa Khan Academy, que viabiliza o ensino centrado no estudante, no qual o professor passa a atuar como mediador do processo de ensino e de aprendizagem, trazendo para os espaços escolares a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com fins pedagógicos. O estudo também aponta algumas possíveis limitações para o pleno desenvolvimento da proposta, como as dificuldades de acesso à Internet e a resistência às aulas não expositivas.  

Biografia do Autor

Fernando Augusto Treptow Brod, PPGCITED/CaVG/IFSul
Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências (FURG), Especialista em Planejamento e Administração em Informática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL, Especialista em Educação a Distância com habilitação em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UCPEL) com Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSul, lotado no Campus Visconde da Graça - CAVG. Professor pesquisador na educação profissional a distância da Rede e-Tec Brasil. Coordenador do Curso Técnico em Multimeios Didáticos no programa de Educação a Distância Profuncionário. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GPE@D. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Ensino Híbrido e Tecnologias Digitais.
João Ladislau Barbará Lopes, PPGCITED/CaVG/IFSul
Possui doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016). Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 2008). Professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos temas relacionados à computação ubíqua, ciência de situação e tecnologias digitais na educação.
Publicado
2021-03-23
Como Citar
Gislaine Duarte Fagundes, Treptow Brod, F. A., & Barbará Lopes, J. L. (2021). O Ensino Híbrido nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental. REVISTA EIXO, 10(1), 53-64. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.827
Seção
ARTIGOS