O Ensino Híbrido nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental
Resumen
No cenário educacional, têm surgido propostas que combinam metodologias ativas em contextos híbridos, unindo a sala de aula presencial ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos estudantes acerca da utilização do modelo de Ensino Híbrido conhecido como Laboratório Rotacional. O modelo foi utilizado no processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Matemática com uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na área rural do município de Pelotas, RS. A metodologia emprega o instrumento System Usability Scale como base para a produção e a análise dos dados. Os resultados obtidos apontam que o modelo Laboratório Rotacional contribui para que os estudantes se apropriem de conceitos matemáticos por meio da utilização da plataforma adaptativa Khan Academy, que viabiliza o ensino centrado no estudante, no qual o professor passa a atuar como mediador do processo de ensino e de aprendizagem, trazendo para os espaços escolares a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com fins pedagógicos. O estudo também aponta algumas possíveis limitações para o pleno desenvolvimento da proposta, como as dificuldades de acesso à Internet e a resistência às aulas não expositivas.
Publicado
2021-03-23
Cómo citar
Gislaine Duarte Fagundes, Treptow Brod, F. A., & Barbará Lopes, J. L. (2021). O Ensino Híbrido nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental. REVISTA EIXO, 10(1), 53-64. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.827
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).