EFETIVAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

  • Tiago Santos Barreto Thomaz Instituto Federal de Brasília
  • Rosenir Martins Nunes Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
  • Carine da Costa Alencar
  • Dienner Mory Rodrigues Silva

Resumo

O presente trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar os normativos legais relacionados com a educação dos surdos brasileiros que regulamentaram o ensino do Português como Segunda Língua (PSL), e sua consecução para estudantes surdos em uma Instituição Federal de Ensino, sediada no Distrito Federal. A pesquisa buscou contextualizar a problemática que envolve o sujeito surdo que está inserido em uma comunidade e uma cultura própria, a qual possibilita o seu desenvolvimento identitário por meio da língua de sinais. A pesquisa realizada evidenciou que existem falhas na legislação brasileira que trata das garantias e dos direitos da educação dos surdos. Os normativos existentes garantem o ensino do português escrito como segunda língua, mas não garantem o ensino da Libras nos primeiros anos de vida das crianças surdas. Isto dificulta o aprendizado do português como segunda língua e a continuidade em outras formações técnicas e tecnológicas. Também foi possível identificar que há registro de uma disputa linguística entre as línguas de sinais e as línguas orais, ou seja, entre a Libras e o Português.

Biografia do Autor

Tiago Santos Barreto Thomaz, Instituto Federal de Brasília
Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto(2017), graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Cenecista de Osório(2015), graduação em Processos Gerenciais pela Universidade Castelo Branco(2011), especialização em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Psicologia do Trabalho pela Faculdade Dom Alberto(2018), aperfeicoamento em Gestão Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais(2015) e aperfeicoamento em Formação de Docente para a Educação Básica - Letras pela Faculdade Educacional da Lapa(2017). 
Rosenir Martins Nunes Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Atualmente é tradutora e intérprete de Libras no Instituto Federal de Brasília onde atua como coordenadora de Extensão de Estágio. Tem experiência no ensino da Libras e do Português como Segunda Língua para Surdos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Politicas Linguísticas para a Educação de Surdos, o ensino de Português como Segunda Língua para Surdos e Variação Linguística da Libras. Membro dos Grupos de pesquisas de Ensino de Libras - Língua Brasileira de Sinais e também do grupo de estudos sobre português para surdos ambos do Instituto Federal de Brasília - IFB, cadastrado pelo CNPQ. Possui Proficiência para a Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de sinais/Português.
Publicado
2023-03-29
Como Citar
Santos Barreto Thomaz, T., Rosenir Martins Nunes Chaves, da Costa Alencar, C., & Rodrigues Silva, D. M. (2023). EFETIVAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. REVISTA EIXO, 12(1), 19-26. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1038
Seção
ARTIGOS