EFETIVAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Abstract
O presente trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar os normativos legais relacionados com a educação dos surdos brasileiros que regulamentaram o ensino do Português como Segunda Língua (PSL), e sua consecução para estudantes surdos em uma Instituição Federal de Ensino, sediada no Distrito Federal. A pesquisa buscou contextualizar a problemática que envolve o sujeito surdo que está inserido em uma comunidade e uma cultura própria, a qual possibilita o seu desenvolvimento identitário por meio da língua de sinais. A pesquisa realizada evidenciou que existem falhas na legislação brasileira que trata das garantias e dos direitos da educação dos surdos. Os normativos existentes garantem o ensino do português escrito como segunda língua, mas não garantem o ensino da Libras nos primeiros anos de vida das crianças surdas. Isto dificulta o aprendizado do português como segunda língua e a continuidade em outras formações técnicas e tecnológicas. Também foi possível identificar que há registro de uma disputa linguística entre as línguas de sinais e as línguas orais, ou seja, entre a Libras e o Português.
Published
2023-03-29
How to Cite
Santos Barreto Thomaz, T., Rosenir Martins Nunes Chaves, da Costa Alencar, C., & Rodrigues Silva, D. M. (2023). EFETIVAÇÃO DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTUDANTES SURDOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. REVISTA EIXO, 12(1), 19-26. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1038
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).