PRODUÇÃO ACADÊMICA DA CAFEICULTURA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL VIÇOSA (UFV)
Resumo
É visível a importância das instituições públicas para alavancar o desenvolvimento agrícola e a manutenção produtiva do café envolvendo as atividades econômicas, científicas, extensionistas e sociais. O presente artigo tem por objetivo compreender as produções acadêmicas sobre a cafeicultura nos programas de Pós-Graduação na Universidade Federal de Viçosa, entre 1961 e 2020. O locus da pesquisa é a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para explorar a produção acadêmica da cafeicultura. Nesta pesquisa os dados serão coletados em dois sistemas: Sistema de Publicações de Café (SBICAFÉ), a plataforma Pergamum da Biblioteca Central da UFV e o Sistema Locus Repositório Institucional da UFV. Nesses sistemas, as informações de dissertações e teses sobre a cafeicultura defendidas entre 1961 e 2020 serão categorizadas na pesquisa. Os indícios apresentados na pesquisa demonstram que o assunto da cafeicultura é bastante difundido nos programas de Pós-Graduação da UFV. Em relação aos programas de Pós-Graduação, tiveram seus resultados amplamente divulgados os cursos de Engenharia Agrícola e Fitotecnia. No quesito tipos das Ciências exploradas na Universidade, era previsível o amplo predomínio das Agrárias. Não obstante, a cafeicultura pesquisada nesses Programas de Pós-Graduação na UFV atende todas as Ciências classificadas no trabalho.
Publicado
2023-03-29
Como Citar
Vianna Bahiense, D., & Dalgalo, V. S. (2023). PRODUÇÃO ACADÊMICA DA CAFEICULTURA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL VIÇOSA (UFV). REVISTA EIXO, 12(1), 61-70. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1028
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).