PRODUÇÃO ACADÊMICA DA CAFEICULTURA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL VIÇOSA (UFV)

Abstract

É visível a importância das instituições públicas para alavancar o desenvolvimento agrícola e a manutenção produtiva do café envolvendo as atividades econômicas, científicas, extensionistas e sociais. O presente artigo tem por objetivo compreender as produções acadêmicas sobre a cafeicultura nos programas de Pós-Graduação na Universidade Federal de Viçosa, entre 1961 e 2020. O locus da pesquisa é a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para explorar a produção acadêmica da cafeicultura. Nesta pesquisa os dados serão coletados em dois sistemas: Sistema de Publicações de Café (SBICAFÉ), a plataforma Pergamum da Biblioteca Central da UFV e o Sistema Locus Repositório Institucional da UFV. Nesses sistemas, as informações de dissertações e teses sobre a cafeicultura defendidas entre 1961 e 2020 serão categorizadas na pesquisa. Os indícios apresentados na pesquisa demonstram que o assunto da cafeicultura é bastante difundido nos programas de Pós-Graduação da UFV. Em relação aos programas de Pós-Graduação, tiveram seus resultados amplamente divulgados os cursos de Engenharia Agrícola e Fitotecnia. No quesito tipos das Ciências exploradas na Universidade, era previsível o amplo predomínio das Agrárias. Não obstante, a cafeicultura pesquisada nesses Programas de Pós-Graduação na UFV atende todas as Ciências classificadas no trabalho.

Author Biographies

Douglas Vianna Bahiense, UENF/Mestre em Produção Vegetal
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2011). Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) (2014) com ênfase em Economia Rural/Política Agrícola. Bolsista de Apoio Técnico no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do ES (INCAPER) pelo Projeto do Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) intitulado "Desenvolvimento integrado de tecnologias e indicadores agroambientais para a produção de alimentos orgânicos no Espírito Santo" (2014-2016) sob a área de atuação na Agricultura Orgânica.
Vanderlize Simone Dalgalo, UNIOESTE/ Pedagoga do Atendimento Educacional Especializado
Aluna Especial do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação (2018), Área de Concentração: Sociedade, estado e educação, Linha de Pesquisa: Formação de professores e processo de ensino e aprendizagem e Graduação em Pedagogia (2014) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial (2011) pela Faculdade Integradas do Vale do Ivaí - Univale (ESAP). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2005). Atua como Professora Colaborada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, como Docente do Atendimento Educacional Especializado, campus de Toledo e como Pedagoga na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel, no Programa de Educação Especial - PEE. Atuou como Técnico de Assuntos Universitários, atuando como Transcritor/Ledor- Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com experiência em atendimento educacional especializado, tecnologia assistiva, flexibilização curricular, tecnologias da informação e comunicação. Atuou como Tradutora e Intérprete de Libras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, no Centro Universitário Assis Gurgaz - FAG e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI. Atuou como professora da Educação Básica Anos Iniciais no município de Cascavel. Atuou como Docente da Rede Estadual do Estado do Paraná, na área de Ciências, Biologia Geral, Química e Física como docente da Educação Básica Anos Finais e Ensino Médio.
Published
2023-03-29
How to Cite
Vianna Bahiense, D., & Dalgalo, V. S. (2023). PRODUÇÃO ACADÊMICA DA CAFEICULTURA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL VIÇOSA (UFV). REVISTA EIXO, 12(1), 61-70. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1028