Um treino de Assertividade na Terapia Cognitiva Comportamental: um estudo de caso
Résumé
O Treino de Assertividade consiste em psicoeducar o paciente sobre os três estilos de comportamentos mais frequentes (assertivo, passivo e agressivo) e é uma intervenção bastante utilizada na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) devido aos seus benefícios. Os pacientes, após alguns treinos conseguem alcançar ganhos em várias áreas de vida, pois o mesmo aprende habilidades que antes não tinha em seu repertório. O presente trabalho teve como objetivo descrever a aplicação de um treinamento de assertividade sob enfoque da psicoterapia cognitivo comportamental em uma paciente com sintomas ansiosos. Como metodologia, o presente trabalho refere-se a um estudo de caso. Foram utilizadas as escalas para mensuração semanal do humor: Inventário Beck de Depressão (BDI), Inventário Beck de Ansiedade (BAI) e Escala Beck de Desesperança (BHS), além de inúmeras técnicas da abordagem: psicoeducação, identificação e registro de situações ansiosas, além do treino de Assertividade com o propósito de desenvolver a habilidade de se relacionar socialmente. Foi possível perceber após o treino, juntamente com outras intervenções, uma diminuição da ansiedade e melhora nos relacionamentos interpessoais. Entende-se que o treino assertivo é uma intervenção importante por ajudar o paciente a adquirir ou aprimorar a habilidade da assertividade.
Publiée
2021-08-23
Comment citer
Anielle Batista de Sousa, Edela Aparecida Nicholletii, & Donadon, M. F. (2021). Um treino de Assertividade na Terapia Cognitiva Comportamental: um estudo de caso. REVISTA EIXO, 10(2), 48-53. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i2.864
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).