Mindfulness: uma ferramenta complementar na manutenção e remissão dos sintomas de transtorno de pânico
Resumo
O transtorno do pânico, juntamente com outros transtornos de ansiedade, pode trazer prejuízos, comorbidades e piora na qualidade de vida de um indivíduo, causando desregulação emocional e sofrimento. Os tratamentos hoje têm se apoiado na investigação e na amplitude de técnicas e abordagens diferentes. Com isso, este trabalho tem como objetivo principal estudar a técnica de Mindfulness como forte auxílio no tratamento terapêutico, juntamente com a Terapia Cognitiva comportamental (TCC). O estudo foi realizado em 28 sessões, focando na fase intermediária do tratamento e nas técnicas de atenção plena. Através de uma análise dos inventários Beck de ansiedade, percebeu-se uma diminuição dos sintomas. Além disso, o relato da paciente demonstrou ganhos não somente em sua sintomatologia, mas também nas relações das áreas familiar e social. A atenção plena se mostrou um forte auxílio no processo terapêutico da TCC no tratamento do transtorno de pânico, indicando sua eficiência.
Publicado
2020-10-26
Como Citar
Caio Coimbra Barato Pereira, Tatiana de Abreu Braga Soares, & Donadon, M. F. (2020). Mindfulness: uma ferramenta complementar na manutenção e remissão dos sintomas de transtorno de pânico. REVISTA EIXO, 9(3), 86-95. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i3.770
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).