ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM MODELO METODOLÓGICO EM CONSTRUÇÃO.
Résumé
ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM MODELO METODOLÓGICO EM CONSTRUÇÃO.Este artigo apresenta um modelo metodológico utilizado para a análise da relação entre a oferta de cursos técnicos presenciais, nas formas integrada, concomitante e subsequente ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnológica (IFs) brasileiros e os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Contempla cinco etapas e diferentes fontes de dados que se cruzam visando à construção de um percurso lógico capaz de evidenciar possível correlação, de base qualitativa, entre os tipos de cursos ofertados pelos IFs e as características geoeconômica, cultural e ambiental dos APLs em que se inserem os respectivos institutos e onde deverá atuar a maioria dos seus egressos. Os resultados da aplicação do modelo metodológico proposto apontou uma frágil relação entre a oferta e os APLs, evidenciando que para a oferta de cursos profissionalizantes os Ifs nem sempre observam as caracteristicas socio econômicas de suas respectivas regiões. Espera-se que o modelo metodológico proposto contribua para o desenvolvimento de novos estudos sobre esta necessária relação, subsidiando os órgãos condutores da política de educação profissional brasileira, no monitoramento da observância de uma das diretrizes previstas em lei para a oferta do Ensino Profissional e Tecnológico no Brasil.Références
BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Dispõe sobre a criação das Escolas de Aprendizes e Artífices para o ensino primário e gratuito. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26. set. 1909. Seção 1. P. 6975 Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2013.
______. Lei nº 3.552, de 16 de Fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 1959. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L3552.htm> Acesso em: 06 jun. 2014.
______. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Termo de Referência para Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais. Versão para discussão do GT Interministerial – Versão Final em 16 abr. 2004. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1289322946.pdf>. Acesso em: 09 out. 2013.
______. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm> Acesso em: 02 jun. 2013.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Concepção e Diretrizes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (2008a). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12503&Itemid=841>. Acesso em: 05 abr. 2013.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17417&Itemid=866>. Acesso em: 22 ago. 2014.
______. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: http://sitesistec.mec.gov.br/. Acesso em: 04 jun. 2014.
COSTA. José Monteiro da. Arranjos Produtivos Locais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Brasília: Mais Gráfica Editora, Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.integracao.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=58908ef0-c6ff-45f3-ac3f-91b2baf3e755>. Acesso em: 02 mar. 2014.
NASCIMENTO, Osvaldo Vieira do. Educação Profissional e Tecnológica: princípios e filosofia. Curitiba: J.M. Editora, 2010.
MARÇAL, Fábio Azambuja; OLIVEIRA, Guilherme Brandt de. Inquietações sobre os institutos federais de educação, ciência e tecnologia que desafiam a educação profissional. In: PACHECHO, Eliezer Moreira; MORIGI, Valter. (orgs). Ensino técnico, formação profissional e cidadania: a revolução da educação profissional e tecnológica n Brasil. Porto Alegre: Tekne, 2012.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).