ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM MODELO METODOLÓGICO EM CONSTRUÇÃO.

  • Rejane Maria de Araújo Vago Instituto Federal de Brasília

Abstract

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM MODELO METODOLÓGICO EM CONSTRUÇÃO.Este artigo apresenta um modelo metodológico utilizado para a análise da relação entre a oferta de cursos técnicos presenciais, nas formas integrada, concomitante e subsequente ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnológica (IFs) brasileiros e os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Contempla cinco etapas e diferentes fontes de dados que se cruzam visando à construção de um percurso lógico capaz de evidenciar possível correlação, de base qualitativa, entre os tipos de cursos ofertados pelos IFs e as características geoeconômica, cultural e ambiental dos APLs em que se inserem os respectivos institutos e onde deverá atuar a maioria dos seus egressos. Os resultados da aplicação do modelo metodológico proposto apontou uma frágil relação entre a oferta e os APLs, evidenciando que para a oferta de cursos profissionalizantes os Ifs nem sempre observam as caracteristicas socio econômicas de suas respectivas regiões. Espera-se que o modelo metodológico proposto contribua para o desenvolvimento de novos estudos sobre esta necessária relação, subsidiando os órgãos condutores da política de educação profissional brasileira, no monitoramento da observância de uma das diretrizes previstas em lei para a oferta do Ensino  Profissional e Tecnológico no Brasil. 

Author Biography

Rejane Maria de Araújo Vago, Instituto Federal de Brasília
Graduada em Letras, especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, especialista em Metodologia do Ensino Superior e mestre em Administração Profissional.Professora de EBTT do Instituto Federal de Brasília

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Published
2017-12-18
How to Cite
Vago, R. M. de A. (2017). ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM MODELO METODOLÓGICO EM CONSTRUÇÃO. REVISTA EIXO, 6(3), 48-57. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i3.320
Section
ARTIGOS

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