A PONTUAÇÃO TEXTUAL COMO UMA DAS MAIORES BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA FORMAL

  • Maria Braga Barbosa Ramos IFB
  • Rayssa da Silva Melo
  • Luna Vieira da Rocha
  • Brenda Stefany Soares de Souza
  • Káritas Maria Marques de Deus

Resumen

Esse artigo apresenta a análise dos resultados de uma pesquisa sobre produção textual, realizada no Campus – Planaltina, entre 2019 e 2021, com textos produzidos por estudantes dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio Integrado. O objetivo da pesquisa era fazer um levantamento das principais dificuldades encontradas pelos estudantes no momento de produzir textos escolares utilizando a norma culta da língua portuguesa. Os resultados comprovam a hipótese do projeto de pesquisa que era a seguinte: entre todas as dificuldades com a aplicação das regras gramaticais, a pontuação textual apresenta o maior número de desvios, o que impossibilita ao estudante a organização e clareza das ideias ao tentar escrever um texto formal. 
Publicado
2022-06-28
Cómo citar
Barbosa Ramos, M. B., Melo, R. da S., da Rocha, L. V., Soares de Souza, B. S., & Marques de Deus, K. M. (2022). A PONTUAÇÃO TEXTUAL COMO UMA DAS MAIORES BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA FORMAL. REVISTA EIXO, 11(2), 77-85. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i2.956