HISTÓRIA DA ASTRONOMIA NO EGITO ANTIGO: MÉTODOS DE MEDIÇÃO DO TEMPO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Resumen

O objetivo deste trabalho é investigar como conhecimentos sobre a história da astronomia desenvolvida na antiguidade pela civilização egípcia podem colaborar para a educação científica dos alunos. O desenvolvimento da fundamentação teórica ocorreu por meio da análise de artigos acadêmicos e livros importantes para essa pesquisa. Os egípcios utilizavam os conhecimentos astronômicos para a agricultura e a construção de pirâmides e de outras edificações. No Egito antigo, foram desenvolvidos calendários baseados em observações astronômicas, como a do nascimento helíaco de Sirius, a estrela mais brilhante do céu. Além disso eram utilizados instrumentos astronômicos, como os relógios de sol e de água. Conhecimentos sobre a história da astronomia no Egito Antigo foram analisados da perspectiva de como eles podem ser úteis no contexto da educação científica. Em particular, este artigo analisa como os egípcios determinaram que o ano tinha aproximadamente 365 dias e como dividiram o dia em 24 horas. Essa investigação permitiu perceber a importância da utilização, no contexto educacional, de questões problematizadoras que podem alavancar o processo de aprendizagem acerca de conceitos científicos e da metodologia da ciência. Um exemplo foi: Como é possível determinar a duração em dias de um ano?

Biografía del autor/a

Amanda Salgueiro de Souza, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba
Estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba
Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo - Campus de Caraguatatuba
Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984).Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000).Mestre em Física pela USP (1988).Doutor em Física pela USP (1996).Docente de Física e Professor Titular do IFSP-Caraguatatuba.
Publicado
2023-03-29
Cómo citar
Souza, A. S. de, & Teixeira, R. R. P. (2023). HISTÓRIA DA ASTRONOMIA NO EGITO ANTIGO: MÉTODOS DE MEDIÇÃO DO TEMPO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA EIXO, 12(1), 27-38. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1035