HISTÓRIA DA ASTRONOMIA NO EGITO ANTIGO: MÉTODOS DE MEDIÇÃO DO TEMPO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Abstract
O objetivo deste trabalho é investigar como conhecimentos sobre a história da astronomia desenvolvida na antiguidade pela civilização egípcia podem colaborar para a educação científica dos alunos. O desenvolvimento da fundamentação teórica ocorreu por meio da análise de artigos acadêmicos e livros importantes para essa pesquisa. Os egípcios utilizavam os conhecimentos astronômicos para a agricultura e a construção de pirâmides e de outras edificações. No Egito antigo, foram desenvolvidos calendários baseados em observações astronômicas, como a do nascimento helíaco de Sirius, a estrela mais brilhante do céu. Além disso eram utilizados instrumentos astronômicos, como os relógios de sol e de água. Conhecimentos sobre a história da astronomia no Egito Antigo foram analisados da perspectiva de como eles podem ser úteis no contexto da educação científica. Em particular, este artigo analisa como os egípcios determinaram que o ano tinha aproximadamente 365 dias e como dividiram o dia em 24 horas. Essa investigação permitiu perceber a importância da utilização, no contexto educacional, de questões problematizadoras que podem alavancar o processo de aprendizagem acerca de conceitos científicos e da metodologia da ciência. Um exemplo foi: Como é possível determinar a duração em dias de um ano?
Published
2023-03-29
How to Cite
Souza, A. S. de, & Teixeira, R. R. P. (2023). HISTÓRIA DA ASTRONOMIA NO EGITO ANTIGO: MÉTODOS DE MEDIÇÃO DO TEMPO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA EIXO, 12(1), 27-38. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1035
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).