Uso de texto de divulgação científica no ensino de Bioquímica para a Educação de Jovens e Adultos

  • Pabline de Lima Rodrigues Instituto Federal de Brasília
  • Silvia Dias da Costa Fernandes
  • Marina Neves Delgado Instituto Federal Brasília

Abstract

O objetivo foi estimular a aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca do conteúdo de bioquímica por meio de um Texto de Divulgação Científica (TDC). O estudo foi feito em duas turmas do 1º ano do ensino médio da EJA, em uma escola pública do Distrito Federal (Brasil). Foi ministrada uma aula teórica tradicional sobre colesterol e foram aplicados questionários de averiguação da aprendizagem, um pré e outro pós-leitura do TDC. Não houve diferença estatística entre a maioria das respostas dadas pelos alunos quando comparadas às respostas dos questionários pré e pós-leitura do TDC, exceto para a questão que abordava a origem do colesterol. Nela, houve maior acerto após a leitura do TDC. Tal fato deve ter ocorrido devido a presença de imagens autoexplicativas no TDC. Foi comprovado também baixo letramento científico. A maioria dos alunos gostou da experiência de leitura.

Author Biographies

Pabline de Lima Rodrigues, Instituto Federal de Brasília
Graduada em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina 
Silvia Dias da Costa Fernandes
Professora do curso Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina 
Marina Neves Delgado, Instituto Federal Brasília
Professora do curso Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina 
Published
2020-04-22
How to Cite
de Lima Rodrigues, P., Dias da Costa Fernandes, S., & Neves Delgado, M. (2020). Uso de texto de divulgação científica no ensino de Bioquímica para a Educação de Jovens e Adultos. REVISTA EIXO, 9(1), 23-35. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i1.767
Section
ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)