A PONTUAÇÃO TEXTUAL COMO UMA DAS MAIORES BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA FORMAL
Resumo
Esse artigo apresenta a análise dos resultados de uma pesquisa sobre produção textual, realizada no Campus – Planaltina, entre 2019 e 2021, com textos produzidos por estudantes dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio Integrado. O objetivo da pesquisa era fazer um levantamento das principais dificuldades encontradas pelos estudantes no momento de produzir textos escolares utilizando a norma culta da língua portuguesa. Os resultados comprovam a hipótese do projeto de pesquisa que era a seguinte: entre todas as dificuldades com a aplicação das regras gramaticais, a pontuação textual apresenta o maior número de desvios, o que impossibilita ao estudante a organização e clareza das ideias ao tentar escrever um texto formal.
Publicado
2022-06-28
Como Citar
Barbosa Ramos, M. B., Melo, R. da S., da Rocha, L. V., Soares de Souza, B. S., & Marques de Deus, K. M. (2022). A PONTUAÇÃO TEXTUAL COMO UMA DAS MAIORES BARREIRAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA FORMAL. REVISTA EIXO, 11(2), 77-85. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i2.956
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).