PLANTÃO PSICOLÓGICO ON-LINE: UM CASO DE TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR COM SINTOMAS PSICÓTICOS
Resumo
O plantão psicológico é uma forma de intervenção, na qual o acolhimento do paciente ocorre no momento exato de seu sofrimento. O presente estudo teve como objetivo descrever um atendimento de uma universidade particular no âmbito do estágio em plantão psicológico, sob o viés da terapia cognitivo-comportamental de maneira on-line. O atendimento se baseou em uma paciente, hipoteticamente, com transtorno depressivo maior e com sintomas psicóticos. A metodologia utilizada foi a descrição de um estudo de caso sob o enfoque cognitivo-comportamental. O plantão psicológico possibilitou a paciente entender e desenvolver estratégias para conviver melhor com as suas alucinações auditivas e promoveu mudanças em sua rotina para alívio dos seus sintomas. É interessante frisar que mesmo com a intervenção clínica sendo realizada em um curto período, a evolução clínica do paciente foi significantemente notável. Sendo assim, o plantão psicológico demonstrou-se como um modelo eficaz para a demanda que foi apresentada.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Fischer Neves, A. T., dos Santos Silva, J., & Fortunata Donadon, M. (2022). PLANTÃO PSICOLÓGICO ON-LINE: UM CASO DE TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR COM SINTOMAS PSICÓTICOS. REVISTA EIXO, 11(3), 20-28. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.947
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).