Terapia cognitivo comportamental em um caso clínico de depressão: atendimento de plantão psicológico na modalidade on-line
Resumo
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é pautada na análise do modelo cognitivo do paciente. Pressupõem que o comportamento é influenciado pela percepção e da emoção que esta percepção gera. A TCC pode ser aplicada em sessões de psicoterapia tradicionais ou atendimentos de plantão psicológico. O serviço de Plantão Psicológico oferece uma escuta empática e compreensiva a quem demandar. Diante da necessidade de realização de atendimentos de plantão durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) eclodiu no mundo, dando ainda mais relevância à necessidade, não só do plantão psicológico, mas de novas questões e inquietações sobre atendimentos psicológicos on-line dada à gravidade do problema e realização de isolamento social. O objetivo deste trabalho foi apresentar um estudo de caso com intervenção na abordagem cognitivo comportamental em uma paciente deprimida, por meio do relato de caso de um atendimento individual de plantão psicológico na modalidade on-line, utilizando o google meet, em atendimento em uma clínica escola em sessões de 50 minutos. Foram utilizadas diferentes técnicas, como: questionamento de pensamentos automáticos e crenças disfuncionais, questionamento socrático, busca de evidências, resolução de problemas, e elaboração de plano de ação. A cada sessão, foram trabalhadas de forma isolada ou junto a outras conforme a situação. Foram realizadas quatro sessões de atendimento de plantão psicológico e com o processo de psicoeducação a paciente pôde perceber como seus Pensamentos Automáticos Disfuncionais a estavam paralisando. Conclui-se que ao final das quatro sessões a paciente obteve uma melhora de humor, uma maior flexibilização de pensamentos e comportamentos mais funcionais.
Publicado
2022-01-25
Como Citar
Christino de Souza, A., & Fortunata Donadon, M. (2022). Terapia cognitivo comportamental em um caso clínico de depressão: atendimento de plantão psicológico na modalidade on-line. REVISTA EIXO, 11(1), 94-103. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.908
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).