APLICAÇÕES DE RECURSOS E FERRAMENTAS VIRTUAIS EM UM CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB

  • Luciano Pereira da Silva
  • Eguimara Selma Branco
  • Carolina Novaes Xavier de L. Reynaldo

Resumo

RESUMO: essa pesquisa pretende averiguar a efetividade dos recursos e asferramentas instrucionais de EaD em um curso técnico a distância do IFB. Os recursos e as ferramentas utilizadas na turma analisada, os mais efetivos e que atenderam aos objetivos propostos, foram os questionários online e a tarefa.

Referências

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – IFPR (Brasil). Plano

Pedagógico do Curso Técnico em Logística EaD. Curitiba: IFPR,

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da

informação. Campinas: Papirus, 2012.

MAIA, C. e MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje.

São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MORAN, J. M. O Que é Educação a Distância. 1994 (atualizado

em 2008). Disponível em: <http://www.prodocente.redintel.com.br/

cursos/000009/colaboracao/art_ead_moran_que_e_educacao_a_

distancia.pdf>. Acesso em 29 out. 2016.

MORAN, Jose Manuel. O que é educação a distância. 2002.

Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/textos.htm. Acesso em

out. 2016.

PUERTA, A.A.; AMARAL, R.M. Comparação da educação

presencial com a educação a distância através de uma pesquisa

aplicada. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/

anais/site/pdfs/2866.pdf>. Acesso em 18 out. 2016.

SILVA, A. C. R. Educação a distância e o seu drande desafio: o

aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. 2004. Disponível

em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-tc-a2.

htm>. Acesso em 09 nov. 2016.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
Silva, L. P. da, Branco, E. S., & Reynaldo, C. N. X. de L. (2018). APLICAÇÕES DE RECURSOS E FERRAMENTAS VIRTUAIS EM UM CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB. REVISTA EIXO, 7(2), 59-69. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i2.621