APLICAÇÕES DE RECURSOS E FERRAMENTAS VIRTUAIS EM UM CURSO TÉCNICO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB
Abstract
RESUMO: essa pesquisa pretende averiguar a efetividade dos recursos e asferramentas instrucionais de EaD em um curso técnico a distância do IFB. Os recursos e as ferramentas utilizadas na turma analisada, os mais efetivos e que atenderam aos objetivos propostos, foram os questionários online e a tarefa.References
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – IFPR (Brasil). Plano
Pedagógico do Curso Técnico em Logística EaD. Curitiba: IFPR,
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da
informação. Campinas: Papirus, 2012.
MAIA, C. e MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MORAN, J. M. O Que é Educação a Distância. 1994 (atualizado
em 2008). Disponível em: <http://www.prodocente.redintel.com.br/
cursos/000009/colaboracao/art_ead_moran_que_e_educacao_a_
distancia.pdf>. Acesso em 29 out. 2016.
MORAN, Jose Manuel. O que é educação a distância. 2002.
Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/textos.htm. Acesso em
out. 2016.
PUERTA, A.A.; AMARAL, R.M. Comparação da educação
presencial com a educação a distância através de uma pesquisa
aplicada. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/
anais/site/pdfs/2866.pdf>. Acesso em 18 out. 2016.
SILVA, A. C. R. Educação a distância e o seu drande desafio: o
aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. 2004. Disponível
em <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-tc-a2.
htm>. Acesso em 09 nov. 2016.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).