O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS DOCENTES

  • FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
  • ANDRESSA GRAZIELE BRANDT Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Camboriú Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
  • KAROLINE WOLFF DA SILVA ARRUDA IFC CAMPUS CAMBORIÚ
Palavras-chave: Institutos Federais, Educação Profissional Tecnológica, Formação de Professores. Saberes da Docência.

Resumo

O exercício docente nos Institutos Federais e o desenvolvimento profissional dos professores que atuam na educação profissional é uma temática que instiga os pesquisadores da área pela amplitude da atuação desses profissionais da educação. Na presente pesquisa objetivou-se compreender a atuação dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Apresenta-se como questão central de pesquisa: quais são os elementos do exercício profissional e dos saberes docentes inerentes à atuação dos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, os quais atuam nos IFs? Os procedimentos metodológicos elegidos para o desenvolvimento deste estudo o caracterizam como uma abordagem quanti-qualitativa constituída de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.  O aporte teórico que utilizado são os autores Gauthier (2006); Martins(2011); Tardif (2002) e outros. Considerando o potencial da pesquisa em relação a relevância pedagógica, social e política que envolve os estudos acerca da formação e atuação dos professores da Educação Profissional e Tecnológica compreendemos que a realização desta pesquisa permitiu contribuir com a produção de conhecimentos necessários não só para caracterizar os professores que atuam no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, mas também a identificação do sentido da docência na educação profissional, das razões que os levaram a escolha desta profissão, as especificidades que envolvem a docência na educação profissional, as estratégias mais utilizadas na atividade da docência na educação profissional e tecnológica, os saberes necessários ao exercício da profissão, além de contribuir no levantamento de indicadores para pensar a formação continuada desses profissionais. O pesquisa realizada possibilitou o alargamento da compreensão acerca da importância da construção e implementação de uma política de formação continuada de professores que possa contribuir para uma atuação comprometida com uma perspectiva/concepção de educação emancipatória para os sujeitos que frequentam a Educação Profissional Tecnológica convergente com o compromisso da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em oferecer uma educação de qualidade social referenciada.

Biografia do Autor

FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA, PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELO PPGE DA UFSC PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
ANDRESSA GRAZIELE BRANDT, Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Camboriú Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em educação ( PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq) e Integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq). Pedagoga- Supervisora Educacional e Professora da área de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú – IFC. E-mail: andressabrandt@hotmail.com; andressa.brandt@ifc.edu.br
SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES, PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
DOUTRORA EM EDUCAÇÃO PELO PPGE DA UNISINOS
KAROLINE WOLFF DA SILVA ARRUDA, IFC CAMPUS CAMBORIÚ
LICENCIANDA EM PEDAGOGIA - IFC CAMPUS CAMBORIÚ

Referências

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Publicado
2019-05-23
Como Citar
SILVA, F. L. G. R. D., BRANDT, A. G., FERNANDES, S. R. D. S., & ARRUDA, K. W. D. S. (2019). O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS DOCENTES. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.580
Seção
ARTIGOS