O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS DOCENTES
Résumé
O exercício docente nos Institutos Federais e o desenvolvimento profissional dos professores que atuam na educação profissional é uma temática que instiga os pesquisadores da área pela amplitude da atuação desses profissionais da educação. Na presente pesquisa objetivou-se compreender a atuação dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Apresenta-se como questão central de pesquisa: quais são os elementos do exercício profissional e dos saberes docentes inerentes à atuação dos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, os quais atuam nos IFs? Os procedimentos metodológicos elegidos para o desenvolvimento deste estudo o caracterizam como uma abordagem quanti-qualitativa constituída de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O aporte teórico que utilizado são os autores Gauthier (2006); Martins(2011); Tardif (2002) e outros. Considerando o potencial da pesquisa em relação a relevância pedagógica, social e política que envolve os estudos acerca da formação e atuação dos professores da Educação Profissional e Tecnológica compreendemos que a realização desta pesquisa permitiu contribuir com a produção de conhecimentos necessários não só para caracterizar os professores que atuam no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, mas também a identificação do sentido da docência na educação profissional, das razões que os levaram a escolha desta profissão, as especificidades que envolvem a docência na educação profissional, as estratégias mais utilizadas na atividade da docência na educação profissional e tecnológica, os saberes necessários ao exercício da profissão, além de contribuir no levantamento de indicadores para pensar a formação continuada desses profissionais. O pesquisa realizada possibilitou o alargamento da compreensão acerca da importância da construção e implementação de uma política de formação continuada de professores que possa contribuir para uma atuação comprometida com uma perspectiva/concepção de educação emancipatória para os sujeitos que frequentam a Educação Profissional Tecnológica convergente com o compromisso da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em oferecer uma educação de qualidade social referenciada.Références
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17417&Itemid=866 /> Acesso em: 14 de maio de 2016.
BRASIL. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17417&Itemid=866> Acesso em: 13 de maio de 2016.
BRASIL. Parecer nº 16/99. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf> Acesso em: 13 de maio de 2016.
BARBACOVI, Lecir Jacinto. O Professor de Educação Profissional e a conectividade orgânica entre formação e prática docente. 2011. 268 f. Doutorado em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
FARTES, Vera. L. Bueno; SANTOS, Adriana Paula Q. Oliveira. Saberes, identidades e autonomia na cultura docente da Educação Profissional e Tecnológica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 41, p. 376-401, 2011.
FERNANDES, Sônia Regina de Souza; HOEPERS, Idorlene da Silva; SILVA, Jamile Delagnelo Fagundes. A complexidade do trabalho docente no contexto dos Institutos Federais de Educação: Vozes de um Campus do IFC. 2011, Trabalho apresentado no GT04 Didática. Anais da 34a Reunião Científica da ANPEd. Natal, Outubro de 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT04/gt04-812res.pdf > Acesso em: 17 mar. 2016.
FORTES, Maria Carolina. Entrelaçamentos de vidas: a constituição da docência na educação profissional e tecnológica. 2012, 262 f. Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Biblioteca Depositária: Central da PUCRS, 2012.
GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.1, pp. 211-236. ISSN 0102-4698. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000100010.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
HECKLER, Gisele Lopes. A especificidade do trabalho docente no PROEJA: um estudo sobre a experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Sapucaia do Sul/RS 2012, 122f. Mestrado acadêmico em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Biblioteca Depositária: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.
MARTINS, Letícia Aparecida. Trajetórias da constituição da docência na educação profissional. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Unicamp, Campinas, 2011.
NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999, p. 15-21.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000, p. 15-34.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
SANCHES, Maria Pierina Ferdinandi Porcel. A Constituição da identidade profissional dos docentes da educação profissional técnica de nível médio: possibilidades e desafios. 2014. 98p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.
SILVA, Filomena Lúcia Gossler Rodrigues da. Identidade profissional dos professores da educação profissional técnica de nível médio no Brasil e em Santa Catarina: desafios para a sua formação. 2014. 237 f. Tese (Doutorado) - Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
URBANETZ, Sandra Terezinha. A constituição do docente para a educação profissional. 2011 151 f. Doutorado em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Biblioteca Depositária: Biblioteca do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2011.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de coleta de dados no campo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).