O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS DOCENTES

  • FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
  • ANDRESSA GRAZIELE BRANDT Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Camboriú Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
  • KAROLINE WOLFF DA SILVA ARRUDA IFC CAMPUS CAMBORIÚ

Resumen

O exercício docente nos Institutos Federais e o desenvolvimento profissional dos professores que atuam na educação profissional é uma temática que instiga os pesquisadores da área pela amplitude da atuação desses profissionais da educação. Na presente pesquisa objetivou-se compreender a atuação dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Apresenta-se como questão central de pesquisa: quais são os elementos do exercício profissional e dos saberes docentes inerentes à atuação dos professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, os quais atuam nos IFs? Os procedimentos metodológicos elegidos para o desenvolvimento deste estudo o caracterizam como uma abordagem quanti-qualitativa constituída de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.  O aporte teórico que utilizado são os autores Gauthier (2006); Martins(2011); Tardif (2002) e outros. Considerando o potencial da pesquisa em relação a relevância pedagógica, social e política que envolve os estudos acerca da formação e atuação dos professores da Educação Profissional e Tecnológica compreendemos que a realização desta pesquisa permitiu contribuir com a produção de conhecimentos necessários não só para caracterizar os professores que atuam no Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, mas também a identificação do sentido da docência na educação profissional, das razões que os levaram a escolha desta profissão, as especificidades que envolvem a docência na educação profissional, as estratégias mais utilizadas na atividade da docência na educação profissional e tecnológica, os saberes necessários ao exercício da profissão, além de contribuir no levantamento de indicadores para pensar a formação continuada desses profissionais. O pesquisa realizada possibilitou o alargamento da compreensão acerca da importância da construção e implementação de uma política de formação continuada de professores que possa contribuir para uma atuação comprometida com uma perspectiva/concepção de educação emancipatória para os sujeitos que frequentam a Educação Profissional Tecnológica convergente com o compromisso da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em oferecer uma educação de qualidade social referenciada.

Biografía del autor/a

FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA, PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELO PPGE DA UFSC PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
ANDRESSA GRAZIELE BRANDT, Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Camboriú Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em educação ( PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq) e Integrante do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CNPq). Pedagoga- Supervisora Educacional e Professora da área de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú – IFC. E-mail: andressabrandt@hotmail.com; andressa.brandt@ifc.edu.br
SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES, PROFESSORA DO IFC CAMPUS CAMBORIÚ
DOUTRORA EM EDUCAÇÃO PELO PPGE DA UNISINOS
KAROLINE WOLFF DA SILVA ARRUDA, IFC CAMPUS CAMBORIÚ
LICENCIANDA EM PEDAGOGIA - IFC CAMPUS CAMBORIÚ

Citas

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Publicado
2019-05-23
Cómo citar
SILVA, F. L. G. R. D., BRANDT, A. G., FERNANDES, S. R. D. S., & ARRUDA, K. W. D. S. (2019). O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS DOCENTES. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.580
Sección
ARTIGOS