PEDAGOGIA DO FRACASSO: DILEMAS DE UM PROCESSO TEATRAL NA ESCOLA

  • Fernando Freitas dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Palavras-chave: Teatro, escola, fracasso

Resumo

O presente artigo visa analisar um processo teatral permeado pelo fracasso durante uma prática artístico-docente no subprojeto PIBID de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, no ano de 2010. O referido subprojeto viabilizou aos acadêmicos participantes vivências metodológicas com a linguagem teatral no contextoescolar. No decurso desse subprojeto, estratégias artístico-metodológicas como aulasconvite e apresentações teatrais foram realizadas para suscitar o interesse dos alunos em participar das aulas de teatro. No entanto, as estratégias foram marcadas por fracassoe frustação. A partir de então, passei a investigar o fracasso como impulsor criativo e inventivo em processos artísticos e, no campo educacional, como configuração aberta à alteridade que se revela enquanto espaço de aprendizagem. Pretendo, neste estudo, relataros dilemas enfrentados durante minha prática no PIBID, a qual contribuiu para ampliar minha concepção de fracasso para além do campo do ressentimento e da desistência. 

Biografia do Autor

Fernando Freitas dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Mestrando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Arte e Educação pelo Instituto São Francisco de Assis (ISFACES), Faculdade Iguaçu. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com bolsa sanduíche na Universidad de Guanajuato/México pela Unión de Universidades de América Latina y el Caribe/PAME-UDUAL
Publicado
2015-06-30
Como Citar
dos Santos, F. F. (2015). PEDAGOGIA DO FRACASSO: DILEMAS DE UM PROCESSO TEATRAL NA ESCOLA. REVISTA EIXO, 4(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i1.209
Seção
ARTIGOS