PEDAGOGIA DO FRACASSO: DILEMAS DE UM PROCESSO TEATRAL NA ESCOLA
Résumé
O presente artigo visa analisar um processo teatral permeado pelo fracasso durante uma prática artístico-docente no subprojeto PIBID de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, no ano de 2010. O referido subprojeto viabilizou aos acadêmicos participantes vivências metodológicas com a linguagem teatral no contextoescolar. No decurso desse subprojeto, estratégias artístico-metodológicas como aulasconvite e apresentações teatrais foram realizadas para suscitar o interesse dos alunos em participar das aulas de teatro. No entanto, as estratégias foram marcadas por fracassoe frustação. A partir de então, passei a investigar o fracasso como impulsor criativo e inventivo em processos artísticos e, no campo educacional, como configuração aberta à alteridade que se revela enquanto espaço de aprendizagem. Pretendo, neste estudo, relataros dilemas enfrentados durante minha prática no PIBID, a qual contribuiu para ampliar minha concepção de fracasso para além do campo do ressentimento e da desistência.
Publiée
2015-06-30
Comment citer
dos Santos, F. F. (2015). PEDAGOGIA DO FRACASSO: DILEMAS DE UM PROCESSO TEATRAL NA ESCOLA. REVISTA EIXO, 4(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i1.209
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).