PEDAGOGIA DO FRACASSO: DILEMAS DE UM PROCESSO TEATRAL NA ESCOLA
Abstract
O presente artigo visa analisar um processo teatral permeado pelo fracasso durante uma prática artístico-docente no subprojeto PIBID de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, no ano de 2010. O referido subprojeto viabilizou aos acadêmicos participantes vivências metodológicas com a linguagem teatral no contextoescolar. No decurso desse subprojeto, estratégias artístico-metodológicas como aulasconvite e apresentações teatrais foram realizadas para suscitar o interesse dos alunos em participar das aulas de teatro. No entanto, as estratégias foram marcadas por fracassoe frustação. A partir de então, passei a investigar o fracasso como impulsor criativo e inventivo em processos artísticos e, no campo educacional, como configuração aberta à alteridade que se revela enquanto espaço de aprendizagem. Pretendo, neste estudo, relataros dilemas enfrentados durante minha prática no PIBID, a qual contribuiu para ampliar minha concepção de fracasso para além do campo do ressentimento e da desistência.
Published
2015-06-30
How to Cite
dos Santos, F. F. (2015). PEDAGOGIA DO FRACASSO: DILEMAS DE UM PROCESSO TEATRAL NA ESCOLA. REVISTA EIXO, 4(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v4i1.209
Section
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