Normas de Convivência Escolar:

uma avaliação por alunos do Ensino Fundamental do CAp-UFRJ

Resumo

O estudo teve por objetivo ouvir 39 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental a respeito das Normas de Convivência Escolar adotadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Complementarmente, o estudo comparou os resultados desta avaliação com estudo similar, desenvolvido em 2018, com estudantes da segunda série do Ensino Médio, do mesmo Colégio. Foi usada a abordagem metodológica dos consumidores que culminou com a coleta de dados e sua análise. Entre os resultados destacam-se o questionamento crítico apresentado pelos respondentes em relação às categorias avaliativas: vestiário, horário escolar e faltas disciplinares e a concordância, em diversos aspectos, com as respostas dos alunos do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Fundação Cesgranrio
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ de 1972 a 1994, atuando no Departamento de Didática e como Coordenadora do Curso de Pedagogia. Diretora Adjunta de Graduação entre 1990 e 1993. Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá no Programa de Pós-Graduação em Educação no período 2000-fev/2014. Professora Adjunta do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO, a partir de julho/2014. Publicou 27 artigos em periódicos, 10 capítulos de livros e 53 trabalhos completos em anais de eventos. Orientou 42 dissertações de Mestrado e 4 de Doutorado. Desde 2002, já coordenou 5 projetos de pesquisa e atualmente participa da coordenação de 1 projeto na área de Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, Cibercultura, Educação a Distância e Educação online, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologias de informação e comunicação, educação a distância, educação online, cibercultura, formação de professores, ensino-aprendizagem e didática.
Andréa Göpfert Garcia, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduada em Logística perla universidade Estácio de Sá (2013) Mestra em Avaliação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cesgranrio (2021). Assistente em Administração do Colégio de Aplicação da UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa: Questão da Escola - diferençã, desconstrução e intersubjetividade (CAp- UFRJ)  
Publicado
2023-12-29
Como Citar
Vilarinho, L. R. G., & Göpfert Garcia, A. (2023). Normas de Convivência Escolar: . REVISTA EIXO, 12(3), 14-24. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1084
Seção
ARTIGOS