Normas de Convivência Escolar:

uma avaliação por alunos do Ensino Fundamental do CAp-UFRJ

Resumen

O estudo teve por objetivo ouvir 39 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental a respeito das Normas de Convivência Escolar adotadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Complementarmente, o estudo comparou os resultados desta avaliação com estudo similar, desenvolvido em 2018, com estudantes da segunda série do Ensino Médio, do mesmo Colégio. Foi usada a abordagem metodológica dos consumidores que culminou com a coleta de dados e sua análise. Entre os resultados destacam-se o questionamento crítico apresentado pelos respondentes em relação às categorias avaliativas: vestiário, horário escolar e faltas disciplinares e a concordância, em diversos aspectos, com as respostas dos alunos do Ensino Médio.

Biografía del autor/a

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Fundação Cesgranrio
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ de 1972 a 1994, atuando no Departamento de Didática e como Coordenadora do Curso de Pedagogia. Diretora Adjunta de Graduação entre 1990 e 1993. Professora Adjunta da Universidade Estácio de Sá no Programa de Pós-Graduação em Educação no período 2000-fev/2014. Professora Adjunta do curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação CESGRANRIO, a partir de julho/2014. Publicou 27 artigos em periódicos, 10 capítulos de livros e 53 trabalhos completos em anais de eventos. Orientou 42 dissertações de Mestrado e 4 de Doutorado. Desde 2002, já coordenou 5 projetos de pesquisa e atualmente participa da coordenação de 1 projeto na área de Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, Cibercultura, Educação a Distância e Educação online, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologias de informação e comunicação, educação a distância, educação online, cibercultura, formação de professores, ensino-aprendizagem e didática.
Andréa Göpfert Garcia, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduada em Logística perla universidade Estácio de Sá (2013) Mestra em Avaliação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cesgranrio (2021). Assistente em Administração do Colégio de Aplicação da UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa: Questão da Escola - diferençã, desconstrução e intersubjetividade (CAp- UFRJ)  
Publicado
2023-12-29
Cómo citar
Vilarinho, L. R. G., & Göpfert Garcia, A. (2023). Normas de Convivência Escolar: . REVISTA EIXO, 12(3), 14-24. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i3.1084