RENDIMENTO DISCENTE SOBRE PARASITOSES ANTES E APÓS ATIVIDADE PRÁTICA UTILIZANDO LISSACHATINA FULICA
Résumé
Educar para a cidadania é o grande objetivo da educação e atividades práticas são ferramentas com potencial para tal finalidade. Isso porque elas estimulam o interesse e a interação discente, além de abrir espaço para expor ideias prévias e para o docente confirmar ou reorganizar tais ideias. Este trabalho elaborou e testou a eficácia de uma estratégia didática alternativa para ensinar parasitoses e conceitos relacionados utilizando moluscos vetores de parasitoses. Este estudo foi desenvolvido com 21 licenciandos em Biologia do Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina), em setembro de 2017. Esses discentes analisaram o muco expelido por esses moluscos durante a atividade prática, porém nenhum deles observou parasitas nessa secreção. Contudo, os debates e discussões mediados pelo docente aprimorou os rendimentos discente sobre as temáticas focais indicando que a prática testada foi eficiente para o processo de ensino e/ou aprendizagem. Dessa forma, nós recomendamos a aplicação dos recursos didáticos aqui testados por professores que visam melhorias no ensino de ciências.
Publiée
2022-12-22
Comment citer
Ivanete de Fátima Nascimento, da Silva Faria , R., & Roque, F. (2022). RENDIMENTO DISCENTE SOBRE PARASITOSES ANTES E APÓS ATIVIDADE PRÁTICA UTILIZANDO LISSACHATINA FULICA. REVISTA EIXO, 11(3), 46-54. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.963
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).