Ensino de biologia da invasão, competição e controle biológico usando moluscos vivos
Resumo
Ensinar Biologia tem como desafio permitir aos alunos interagir com o assunto abordado. Assim, o “caramujo africano” é uma excelente ferramenta didática, porque é fácil a observação de suas diferentes características, o que possibilita a exploração e a contextualização de diversos conceitos. Esta pesquisa foi realizada em setembro de 2017, com 20 estudantes do Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina). Foi elaborada uma aula prática sobre biologia da invasão, competição e controle biológico, e um questionário padronizado para medir e comparar os conhecimentos prévios e adquiridos. Houve um aumento significativo dos rendimentos dos alunos sobre os conceitos focais. Esses resultados, portanto, corroboram a hipótese de que aulas práticas melhoram o aprendizado discente.
Publicado
2020-10-26
Como Citar
da Silva Faria, R., Oliveira Tardin, B., & Roque, F. (2020). Ensino de biologia da invasão, competição e controle biológico usando moluscos vivos . REVISTA EIXO, 9(3), 35-43. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i3.729
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).