A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: ELUCIDAÇÕES SOBRE A LEI 13.666/2018
Résumé
Este artigo tem por objetivo abordar a inclusão da temática de Educação Alimentar e Nutricional no currículo escolar da educação básica a partir da implementação da Lei nº 13.666 de 2018. Trata-se de uma revisão da literatura, de aspecto narrativo, onde se buscou elucidar os fatores que levaram à inclusão da temática de Educação Alimentar e Nutricional no currículo da Educação Básica, bem como a importância desse tema para a comunidade escolar, e ainda, por quem, onde e de que forma esse conteúdo será abordado no ensino básico. Para isso, procurou-se descrever, de maneira sucinta, o histórico e a abrangência da Educação Básica e do Currículo Escolar no Brasil, perpassando pelos caminhos percorridos desde o surgimento da temática no país, permitindo uma reflexão sobre seu histórico, seu conceito e sobre as formas de abordagem do tema nos diferentes níveis do ensino básico antes da obrigatoriedade de seu ensino estabelecida por Lei, até chegarmos à promulgação da Lei nº 13.666/2018 em si, fazendo um relato de nossas percepções e impressões acerca da inclusão do tema no ensino básico, trazendo nossas considerações sobre a forma como o tema está sendo trabalhado em sala de aula diante do que é preconizado pela Lei e sugerindo mudanças nas formas de abordagens da temática no ambiente escolar, bem como na redação da Lei em questão.
Publiée
2022-06-28
Comment citer
Francisco da Silva, L. (2022). A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CURRÍCULO ESCOLAR: ELUCIDAÇÕES SOBRE A LEI 13.666/2018. REVISTA EIXO, 11(2), 4-14. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i2.915
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).