HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO COMPUTACIONAL DE ENSINO

  • Veruska Ribeiro Machado
  • Luiz Eduardo Ximenes
  • Abel Araújo Teixeira da Silva

Résumé

Na contemporaneidade, a utilização de recursos computacionais está presente em inúmeras áreas para desenvolver o conhecimento tanto técnico quanto despertar a reflexão do aluno dentro da sala de aula. Este artigo apresenta o relato de como as histórias em quadrinhos foram utilizadas como recurso computacional para promover reflexões sobre corrupção e honestidade no âmbito social com o uso de recursos computacionais ao construir histórias em quadrinhos que reflitam uma sociedade mais honesta e justa.

Biographie de l'auteur

Veruska Ribeiro Machado
Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1997). É especialista em língua portuguesa (2002) pelo Uniceub. Mestre (2005) e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2010). Atuou como docente nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e em cursos de licenciatura de Letras e de Pedagogia. Exerceu a função de técnica em assuntos educacionais na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e hoje atua como docente de Língua Portuguesa de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Brasília. Atualmente investiga as concepções de leitura subjacentes a avaliações de larga escala.

Références

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa : a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

FREIRE, P; NOGUEIRA, A. Que fazer? Teoria e prática em educação . São Paulo: Vozes, 2002

KOLL, Marta de Oliveira. Vygotsky - Aprendizado e desenvolvimento : um

processo sócio-histórico . São Paulo: Scipione, 2010.

PIAGET, J., INHELDER, B. A Psicologia da criança . 3. ed. São Paulo: Difel, 1994.

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DF. Projeto Político Pedagógico Escola

Parque de Ceilândia Anísio Teixeira , Ceilândia/DF, 2016.

TAVARES, Mayara Barbosa. O uso das Histórias em Quadrinhos no contexto escolar: contribuições para o ensino/aprendizado crítico-reflexivo. Revista Linguagem, 16ª Edição , 2011.

Publiée
2019-05-23
Comment citer
Machado, V. R., Ximenes, L. E., & Teixeira da Silva, A. A. (2019). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO COMPUTACIONAL DE ENSINO. REVISTA EIXO, 8(1). https://doi.org/10.19123/eixo.v8i1.566
Rubrique
ARTIGOS