HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO COMPUTACIONAL DE ENSINO
Abstract
Na contemporaneidade, a utilização de recursos computacionais está presente em inúmeras áreas para desenvolver o conhecimento tanto técnico quanto despertar a reflexão do aluno dentro da sala de aula. Este artigo apresenta o relato de como as histórias em quadrinhos foram utilizadas como recurso computacional para promover reflexões sobre corrupção e honestidade no âmbito social com o uso de recursos computacionais ao construir histórias em quadrinhos que reflitam uma sociedade mais honesta e justa.References
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa : a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
FREIRE, P; NOGUEIRA, A. Que fazer? Teoria e prática em educação . São Paulo: Vozes, 2002
KOLL, Marta de Oliveira. Vygotsky - Aprendizado e desenvolvimento : um
processo sócio-histórico . São Paulo: Scipione, 2010.
PIAGET, J., INHELDER, B. A Psicologia da criança . 3. ed. São Paulo: Difel, 1994.
ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DF. Projeto Político Pedagógico Escola
Parque de Ceilândia Anísio Teixeira , Ceilândia/DF, 2016.
TAVARES, Mayara Barbosa. O uso das Histórias em Quadrinhos no contexto escolar: contribuições para o ensino/aprendizado crítico-reflexivo. Revista Linguagem, 16ª Edição , 2011.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).