ELABORAÇÃO DE DICIONÁRIO: COMO CRIAR DEFINIÇÕES E SELECIONAR CONTEXTOS?
Résumé
Esta pesquisa se insere na linha de Léxico e Terminologia do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília no bojo do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa (DIALP)”, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O objeto de estudo desta pesquisa é o verbete “vestuário” do DIALP de COAUTOR (2013) e o nosso objetivo é recolher contextos adequados para a elaboração de obra lexicográfica do Português do Brasil e redigir definições para compor os verbetes. A metodologia empregada é: i) compilação de definições e contextos do Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa (2009), Novo Dicionário Aurélio (2010) e Dicionário de Usos do Português (2002) para análise; ii) redação das definições para compor cada lexema do verbete “vestuário” do DIALP; iii) extração dos contextos do corpus do programa Sketch Engine de Kilgarriff, et al. (2014). Para a seleção das definições, seguimos o modelo teórico de Faulstich (2014, p. 382). O método adotado é o descritivo-analítico. Após a análise dos dicionários avaliados, percebemos falhas em definições e em contextos, os quais foram descritos nesse estudo. Para as definições, decidimos criar uma proposta adequada ao público-alvo do DIALP. Como resultado da nossa pesquisa, elaboramos 70 verbetes.
Publiée
2018-06-29
Comment citer
Vilarinho, M. M. de O., & Mame Ribeiro, S. (2018). ELABORAÇÃO DE DICIONÁRIO: COMO CRIAR DEFINIÇÕES E SELECIONAR CONTEXTOS?. REVISTA EIXO, 7(1), 122-132. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.550
Rubrique
DOSSIÊ 2
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).