ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DE DIÁLOGO DO CAMPO TEMÁTICO “MEIOS DE TRANSPORTE” NO LIVRO FESTIVAL

Resumo

A pesquisa versa sobre o modelo de enunciado de diálogo utilizado no livro Festival no campo temático “Meios de Transporte”.  O objetivo é explorar os enunciados empregados no livro didático, abordando o léxico relevante na construção do diálogo no âmbito da Pragmática, ou seja, na situação real de comunicação do estrangeiro e a partir disso elaborar uma atividade para o ensino do Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL). O referencial teórico que fundamenta o estudo é a Teoria da Comunicação de Grice, com foco no Princípio da Cooperação. A metodologia foi a identificação do objeto de estudo no livro Festival e a elaboração de atividade para o ensino de PBSL por meio da aplicação do método descritivo-analítico.Com base na análise, observamos problemas na estruturação do livro e nas propostas apresentadas. A distribuição das palavras nos quadros lexicais é feita do modo segmentado e não segue um padrão em todo o livro, o que não favorece o aprendizado. As atividades para prática oral e escrita são vagas e mal posicionadas na lição, apresentando uma sequência didática que não explora todo o potencial do conteúdo disponibilizado. Os textos, os exercícios e as imagens utilizadas no quadro Civilisation de apresentação da realidade cultural são pouco explorados, concedem muita liberdade ao aluno em suas produções e não são objetivos. Identificamos, também, falhas na unidade didática nas atividades de compreensão oral, uma vez que o aluno não possui acesso às mídias necessárias. Percebemos também a carência dos significados das siglas, os exercícios não possuem direcionamentos e faltam informações para que o aluno realize as atividades.  Foi objeto de crítica a transcrição dos diálogos no início da lição, predispondo o aluno à compreensão oral e à resolução das atividades subsequentes, tornando-o dependente da transcrição do diálogo para compreender o que se diz, prejudicando o desenvolvimento de compreensão oral em contextos de comunicação. Neste sentido, criticamos o posicionamento do texto que demonstra a realidade cultural do país ao final da unidade. Desse modo, a propomos atividades que buscam aproximar o aluno de Português do Brasil ao contexto real de comunicação, de forma que, seguindo a teoria motivadora, o diálogo proporcione uma comunicação de máximo aproveitamento.

Biografia do Autor

Michelle Machado de Oliveira Vilarinho, Universidade de Brasília
Professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB); pesquisadora do Centro de Estudos Lexiciais e Terminológicos (Centro Lexterm) da UnB. Atua na área de Léxico e Terminologia do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB.
Publicado
2018-06-29
Como Citar
Vilarinho, M. M. de O., Silva Nascimento, G. M., & Rodrigues, G. (2018). ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DE DIÁLOGO DO CAMPO TEMÁTICO “MEIOS DE TRANSPORTE” NO LIVRO FESTIVAL. REVISTA EIXO, 7(1), 102-112. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.548
Seção
DOSSIÊ 2

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##