CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E AS CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM DE PROFESSORES DE 2019

Résumé

Neste artigo será discutida a formação profissional docente à luz da Resolução CNE nº 02, de 20 de dezembro de 2019, abordando as suas possíveis contribuições e contradições. O estudo visa analisar a referida norma, bem como os demais documentos que a antecedem, pois a resolução é um exemplo de política pública que busca mudar a realidade existente, no entanto, indagou-se quais os desafios e as possibilidades de promover uma educação de qualidade por meio dessa normativa, tendo em vista uma educação pautada no que prevê o artigo 205 da Constituição Federal e, por conseguinte, uma formação profissional que, de fato, faça a diferença. A pesquisa baseou-se em estudos bibliográficos e em pesquisa documental. Elaborou-se uma análise contextual desta resolução desde a sua elaboração à aprovação, a partir da investigação de artigos publicados, além da identificação das principais categorias presentes na resolução e quais interferências poderão ser materializadas nos currículos de formação inicial de professores, vislumbrando um modelo de currículo nacional. Preliminarmente, o estudo demonstrou que o documento representou um retrocesso para a formação docente, ao retomar antigas ideias relacionadas ao tecnicismo e ao modelo de educação tradicional. Além da análise documental, também foram realizados estudos bibliográficos com as contribuições de Ludke e André (2011), Curado Silva (2019), Apple (2006, 2011), Coutinho, Krawulski e Soares (2007), Tardif (2014), Trindade (2011), Fonseca e Silva (2016), entre outros.

Bibliographies de l'auteur

Afonso Wescley de Medeiros Santos, Universidade de Brasília
Mestrando em Educação pela Universidade de Brasília; Prof.º da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF); Membro do grupo de pesquisa “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”. E-mail: afonsowmedeiros@gmail.com.
Daniela Pereira dos Santos, Universidade de Brasília
Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília (UNB);  Prof.ª da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); Membra do grupo de pesquisa “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”. E-mail: dapedosa@gmail.com.
Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília
Professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação – Universidade de Brasília (UnB), na área de Currículo, Didática e Avaliação; Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Modalidades: Acadêmica (PPGE) e Profissional (PPGEMP) na UnB; Doutor e Mestre em Educação e Currículo pela UnB; Licenciado em História e em Pedagogia; Líder do Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade”; Membro da Associação Brasileira de Currículo (AbdC); Investigador na área de Currículo, Didática e Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Currículo Integrado, Interdisciplinaridade e Ensino de História; Atuou como professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) entre 2005-2018. E-mail: francisco.thiago@unb.br.
Publiée
2023-07-26
Comment citer
Rodrigues da Cruz, M. R., Wescley de Medeiros Santos, A., Pereira dos Santos, D., & Silva, F. T. (2023). CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E AS CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM DE PROFESSORES DE 2019 . REVISTA EIXO, 12(2), 41-49. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1071
Rubrique
ARTIGOS