CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E AS CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM DE PROFESSORES DE 2019
Abstract
Neste artigo será discutida a formação profissional docente à luz da Resolução CNE nº 02, de 20 de dezembro de 2019, abordando as suas possíveis contribuições e contradições. O estudo visa analisar a referida norma, bem como os demais documentos que a antecedem, pois a resolução é um exemplo de política pública que busca mudar a realidade existente, no entanto, indagou-se quais os desafios e as possibilidades de promover uma educação de qualidade por meio dessa normativa, tendo em vista uma educação pautada no que prevê o artigo 205 da Constituição Federal e, por conseguinte, uma formação profissional que, de fato, faça a diferença. A pesquisa baseou-se em estudos bibliográficos e em pesquisa documental. Elaborou-se uma análise contextual desta resolução desde a sua elaboração à aprovação, a partir da investigação de artigos publicados, além da identificação das principais categorias presentes na resolução e quais interferências poderão ser materializadas nos currículos de formação inicial de professores, vislumbrando um modelo de currículo nacional. Preliminarmente, o estudo demonstrou que o documento representou um retrocesso para a formação docente, ao retomar antigas ideias relacionadas ao tecnicismo e ao modelo de educação tradicional. Além da análise documental, também foram realizados estudos bibliográficos com as contribuições de Ludke e André (2011), Curado Silva (2019), Apple (2006, 2011), Coutinho, Krawulski e Soares (2007), Tardif (2014), Trindade (2011), Fonseca e Silva (2016), entre outros.
Published
2023-07-26
How to Cite
Rodrigues da Cruz, M. R., Wescley de Medeiros Santos, A., Pereira dos Santos, D., & Silva, F. T. (2023). CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E AS CONTRADIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM DE PROFESSORES DE 2019 . REVISTA EIXO, 12(2), 41-49. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1071
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).