Utilização da técnica de eletrofloculação para o tratamento de efluentes têxteis: uma revisão
Résumé
Nos últimos anos o desenvolvimento de atividades industriais tem provocado inúmeros impactos aos recursos naturais. A indústria têxtil gera elevada quantidade de efluente, devido à grande utilização de água em seu processo produtivo, que quando não corretamente tratado deteriora a qualidade da água do curso hídrico receptor. Diante das formas tradicionais de tratamento de efluentes, a eletrofloculação surge como uma técnica inovadora. Tal processo constitui na passagem de corrente elétrica através de uma célula eletrolítica, originando dois processos distintos: eletrocoagulação e eletroflotação. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica acerca da utilização da técnica de eletrofloculação para o tratamento de efluentes industriais, com enfoque ao efluente têxtil. A forte coloração é a característica predominante em efluentes têxteis, como conseqüência da utilização de corantes para o tingimento do tecido. Devido a sua toxicidade e baixa biodegradabilidade, a presença de corantes causa inúmeros impactos aos seres vivos, o que justifica a busca por métodos alternativos para remoção desses constituintes. Atualmente não se encontram na literatura muitos estudos relacionados à aplicação da técnica de eletrofloculação para o tratamento de efluentes industriais. O pequeno número de estações de tratamento por eletrofloculação no Brasil torna-se um obstáculo para sua disseminação em grande escala. Entretanto, os resultados positivos alcançados em estudos prévios demonstram que a aplicabilidade da técnica de eletrofloculação será ampliada para o tratamento em grande escala de efluentes provenientes de atividades industriais potencialmente poluidoras.
Publiée
2013-12-30
Comment citer
Fleck, L., Tavares, M. H. F., & Eyng, E. (2013). Utilização da técnica de eletrofloculação para o tratamento de efluentes têxteis: uma revisão. REVISTA EIXO, 2(2), 51-65. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i2.107
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).