APOIO PSICOLÓGICO A PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumen
O câncer de mama é um problema de saúde pública expressivo e durante todo o processo de adoecimento - da descoberta da doença até a finalização do tratamento - é fundamental avaliar as percepções de enfrentamento dos pacientes com câncer de mama. Diante disso o presente estudo teve por objetivo verificar, por meio de uma revisão integrativa, intervenções psicológicas ou não, capazes de auxiliar pacientes com câncer de mama a lidar com as questões emocionais advindas do adoecimento. Para tanto utilizou-se as palavras chaves que foram inseridas em bases de dados acadêmicas. Foram encontrados 98 artigos, mas após análise, quatro artigos foram selecionados para este trabalho. Os resultados mostraram que algumas estratégias utilizadas por pacientes com câncer de mama são grupos de reabilitação social, intervenções psicológicas individuais e de grupo, e reabilitações biopsicossociais. Tais intervenções auxiliam nos diminuição de sintomas de ansiedade e depressão, assim como aumentam a qualidade de vida das mulheres envolvidas nos estudos.
Publicado
2022-12-22
Cómo citar
Larissa Heloisa da Silva, & Ducatti, M. (2022). APOIO PSICOLÓGICO A PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA: REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA EIXO, 11(3), 89-96. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.978
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).