EUTANÁSIA E DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O número da população de idosos tem se aumentado a cada ano e demandas relacionadas ao envelhecimento tem sido cada vez mais discutidas, como exemplo terapêuticas que irão amenizar e/ extinguir o sofrimento de pacientes com doenças incuráveis como a doença de Alzheimer (DA). O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática a respeito da opinião de pacientes, familiares e equipe de saúde a respeito da eutanásia para pacientes com DA. Para tanto foi realizada uma revisão sistemática e as palavras chaves selecionadas foram eutanásia, doença de Alzheimer e cuidados paliativos. A base de dado utilizada foi a Biblioteca Virtual em Saúde. Após a inserção da estratégia de busca na BVS encontrou-se 17 artigos, porém após critérios de inclusão e exclusão 03 foram selecionados para este estudo. Os resultados indicaram uma controversa a respeito da escolha pela eutanásia, tais aspectos são discutidos nesse trabalho.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Fernanda Neves Oliveira, M., & Ducatti, M. (2022). EUTANÁSIA E DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. REVISTA EIXO, 11(3), 41-45. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.959
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).