Dualidade estrutural no ensino técnico profissionalizante em Brasília (IFB): uma análise do discurso oficial de inclusão e as dificuldades de permanência dos alunos
Resumen
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as causas e as consequências da evasão no Instituto Federal de Brasília, à luz do fenômeno sociológico da dualidade estrutural em comparação com o discurso oficial da inclusão presente nos documentos institucionais. Os resultados revelaram que apesar do discurso oficial da inclusão, a dualidade estrutural continua presente como fator explicativo do fracasso escolar dos estudantes por meio da evasão, que se revelou em altas taxas nos cursos técnicos com duração de um ano e meio, e de uma permanência deficiente, quando não conseguem conciliar trabalho e estudo.
Publicado
2013-06-30
Cómo citar
Silva, C. N. N. da, Conciani, F., Azevedo, M. A. de, Bonfim, C. J. L., Vaz Júnior, O. J., Miranda, E. K. S. de S., & Souza, M. A. (2013). Dualidade estrutural no ensino técnico profissionalizante em Brasília (IFB): uma análise do discurso oficial de inclusão e as dificuldades de permanência dos alunos. REVISTA EIXO, 2(1), 2-16. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i1.95
Sección
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