Dualidade estrutural no ensino técnico profissionalizante em Brasília (IFB): uma análise do discurso oficial de inclusão e as dificuldades de permanência dos alunos

  • Claudio Nei Nascimento da Silva
  • Fernanda Conciani Docente do IFB entre 2011 e 2012 e atualmente mestranda em Letras Modernas pela Universidade de Versailles St-Quentin-en-Yvelines/França.
  • Márcio Adriano de Azevedo
  • Cristiane Jorge Lima Bonfim
  • Oswaldo Junqueira Vaz Júnior
  • Evelynne Katriny Silva de Sousa Miranda
  • Maiane Araújo Souza

Abstract

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as causas e as consequências da evasão no Instituto Federal de Brasília, à luz do fenômeno sociológico da dualidade estrutural em comparação com o discurso oficial da inclusão presente nos documentos institucionais. Os resultados revelaram que apesar do discurso oficial da inclusão, a dualidade estrutural continua presente como fator explicativo do fracasso escolar dos estudantes por meio da evasão, que se revelou em altas taxas nos cursos técnicos com duração de um ano e meio, e de uma permanência deficiente, quando não conseguem conciliar trabalho e estudo.    

Author Biographies

Claudio Nei Nascimento da Silva
Pedagogo, Mestre em Educação pela UCB e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB. Docente do Instituto Federal de Brasília, da área de Educação.
Márcio Adriano de Azevedo
Pedagogo, Mestre e Doutor em educação pela UFRN. É professor e coordenador da educação superior no Campus Natal Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Cristiane Jorge Lima Bonfim
Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Mestre em Educação pela UnB. Docente do IFB no Eixo de Informação e Comunicação.
Oswaldo Junqueira Vaz Júnior
Graduado em Administração pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Docente da área de administração e Lógistica no IFB.
Evelynne Katriny Silva de Sousa Miranda
Bolsista, aluna do Instituto Federal de Brasília, Campus Gama
Maiane Araújo Souza
Bolsista, aluna do Instituto Federal de Brasília, Campus Gama
Published
2013-06-30
How to Cite
Silva, C. N. N. da, Conciani, F., Azevedo, M. A. de, Bonfim, C. J. L., Vaz Júnior, O. J., Miranda, E. K. S. de S., & Souza, M. A. (2013). Dualidade estrutural no ensino técnico profissionalizante em Brasília (IFB): uma análise do discurso oficial de inclusão e as dificuldades de permanência dos alunos. REVISTA EIXO, 2(1), 2-16. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i1.95
Section
ARTIGOS